Alias não funciona como usuário comum

Pessoal,

Onde eu coloco, no Debian, os meus 'alias'? Digo isso, porque nas dicas
que tenho visto é no arquivo ~/.bashrc.

Só que eles não estão funcionando.

Segue abaixo uma cópia do meu ~/.bashrc, em que descomentei, por
exemplo, o  alias 'll' - que também não funciona.

Outra coisa que estranhei foi o fato de se usar aspinhas em vez de aspas
na linha do alias. Já tentei os dois e não deu certo.

Já como root, criei vários alias (neste caso em /etc/bashrc) e funcionam
normalmente.

Queria, por fim, saber, como é feito os alias como usuário comum.

[ ]'s

Sergio

# ~/.bashrc: executed by bash(1) for non-login shells.
# see /usr/share/doc/bash/examples/startup-files (in the package bash-doc)
# for examples

# If running interactively, then:
if [ "$PS1" ]; then

    # don't put duplicate lines in the history. See bash(1) for more options
    # export HISTCONTROL=ignoredups

    # enable color support of ls and also add handy aliases
    eval `dircolors -b`
    alias ls='ls --color=auto'
    #alias dir='ls --color=auto --format=vertical'
    #alias vdir='ls --color=auto --format=long'

    # some more ls aliases
    alias ll='ls -l'
    alias la='ls -A'
    alias l='ls -CF'

    # set a fancy prompt
    PS1='\u@\h:\w\$ '

    # If this is an xterm set the title to user@host:dir
    #case $TERM in
    #xterm*)
    #    PROMPT_COMMAND='echo -ne "\033]0;${USER}@${HOSTNAME}: ${PWD}\007"'
    #    ;;
    #*)
    #    ;;
    #esac

    # enable programmable completion features (you don't need to enable
    # this, if it's already enabled in /etc/bash.bashrc).
    #if [ -f /etc/bash_completion ]; then
    #  . /etc/bash_completion
    #fi
fi