nomes de arquivos suportam acentos?

Desculpem, na última mensagem eu, falando de acentos, esqueci de botar o
acento de interrogação na primeira frase. Aí ficou parecendo que eu
estava afirmando uma coisa e não perguntando à lista.

Repetindo a questão:

É normal, no Debian Woody, os nomes de arquivos não suportarem acentos?

Tanto pelo konqueror quanto no modo texto os acentos são substituídos
por outros caracteres.

Existe algum motivo espécial para isso? Devo acrescentar algo ao kernel
para esse tipo de suporte?

Sergio

Em tempo: tenho sempre acentuado minhas mensagens. Há algum tempo isso
era desaconselhável ou contra as regras das listas de discussão de
linux.
Quero crer que os programas de hoje já suportam a acentuação. Ou não?
Por favor, informem-me do procedimento correto a ser seguido nesta
lista, pelo menos. Eu uso Evolution e tenho conseguido ler mensagens com
acentos sem problemas.