Java no path

Pessoal,

Instalei o j2re1.4.0_03 da Sun no Woody e vinculei as libs pendentes conforme as dicas do Alex Paulo Lener em 28/11. O java está instalado em /usr/local/j2re1.4.0_03 e parece que está funcionando bem. Quando dou /usr/loca./j2re1.4.0_03/java -version ele responde a versão do Java. Em /usr/local/j2re1.4.0_03/bin, ao digitar ldd java_vm nenhuma lib aparece como "not found". O problema é a dificuldade que estou enfrentando para colocar o comando "java" direto no path. Já incluí o caminho completo em /etc/profile e em /etc/login.defs e nada do comando java ser executado sem a digitação do caminho completo no prompt. Acho que está faltando a algum procedimento a mais para acrescentar comandos no path. Alguém pode me orientar ?

Dramon.