Duvida de Iptables (a última!)

Blz Galera!

To vendo que tenho muito que aprender ainda!

To a mais de uma semana tentando fazer a simples tarefa de colocar o debian para servir internet para as maquinas da minha rede usando o iptables.

Testei com:
eth0: IP da Internet
eth1: IP da rede interna
Resultado: navego pelo debian, consigo pingar as maquinas da rede, coloquei as regra de iptables (testei os 5 tipos de regras que me passaram!) mas as maquinas clientes naum navegam e nem pingam a internet!

Testei com:
eth0: IP da rede interna
eth1: IP da Internet
Resultado: não navegava mais na internet, mas conseguia pingar as maquinas da minha rede, então instalei o etherconf pra configurar as placas de rede, depois disto passei a navegar na internet pelo debian, mas quando vou iniciar o debian percebi a mensagem "configuring network interface eth0: unknow host done."
coloquei as regras de iptables e nada das maquinas navegarem ou pingarem a internet.

Tentei trocar a placa de rede eth1 (pois o debian nao achou a eth1 na instalacao e eu a ativo com ifconfig eth1 x.x.x.x)
entao instalei o kudzu para achar a placa de rede nova q coloquei (3 com), ele detectou a placa mas ela não funcionou, acredito que quando instalei o debian ele naum instalou os drivers da 3 com.

coloquei entao uma placa de rede Realtek configurei denovo o etherconf e o debian passou a iniciar as 2 placas de rede sozinho! mas quando ele inicia o debian da a mensagem: "configuring network interface eth0: unknow host done."
Entao ficou:
eth0: IP da rede interna
eth1: ip da internet
Resultado: navego na internet na rede interna, coloquei as regra de iptables mas as maquinas clientes naum navegam e nem pingam a internet! e

Ps: Estou configurando o etherconf da seguinte maneira:
eth0
hostname: frankstain
domain: smarttech
IP: 192.6.1.253
gateway: deixo em branco

eth1:
IP: 200.x.x.x
gateway: 200.x.x.x
DNS: 200.x.x.x 200.x.x.x

está correto?

Estou pensando em voltar para o ipchains (mas eu tb não sei fazer isto!), ou liberar ssh pra quem quiser tentar me ajudar a resolver!

Sugestões?

[]´s
Robert