Implantação de rede com Debian ?

Amigos,

Gostaria da opinião do Srs. sobre a seguinte duvida que tenho :

 - Estou disponibilizando parte da minha rede(10 máquinas) para que os usuários conheçam( e utilizem logicamente), mas tudo que é novo no começo assusta aos usuários; então estou tentando deixar o mais amigável possivel. Um dos pontos seria o armazenamento dos arquivos, centralizados, ai eu pensei que uma forma "tranquila"  para os usuários seria o uso do SSH( não conheço nenhum ambiente gráfico para ele ! ) ou criar uma área compartilhada através do Samba( já li em alguma mensagem anteriormente sobre isto).......Gostaria se possível que opinassem sobre isto ?

Estou usando a pouco tempo e também não conheço todas as possibilidades do Debian ! Obrigado antecipadamente !

Flávio