Re: Proftpd

Olá,

Eu tive um problema muito parecido, que foi para criar usuários de webmail via internet. (continuo ainda com uma solução precária mas que tem resolvido até eu aprender um pouco mais de Perl...)

Eu fiz o seguinte:

Existe um pacote chamado "makepasswd" que serve para gerar senhas aleatórias para a criação de usuários. Bom, este programinha que funciona no shel é feito em perl e tem como uma das fontes de entrada de informações a opção de uma string. Acontece que esta string estraria no programa, seria misturada e geraria a senha criptografada. Eu modifiquei o código fonte do programinha para que ele não misturasse a string, pegasse por inteiro e gerasse o rash na saída. Dei um echo desta saída acoplado ao comando "useradd" com o resto das informações necessárias como login, home, etc.. e ele criava o usuário pra mim. No teu caso é só dar um "echo >> arquivo" com as informações necessárias.

Eu não entendo nada de programação shell e muito menos de perl! Passei 3 dias só tentando intender o código fonte do "makepasswd" e no final a resposa estava na minha frente e eu não enxergava!

Na época não consegui outra resposta (o pessoal da lista me ajudou, mas no final esta foi a solução mais pratica)... Caso tu consigas outra forma, me diga pois estou precisando melhorar a minha criação de usuários do webmail! :)

Se quiseres, te mando o arquivo modificado à tarde!

Abraços,

bill

Gilberto Villani Brito wrote:

Ola lista,
Tenho um servidor com proftpd, porem para criar usuarios para usar o ftp e
colocarem seu site no ar e preciso criar um usuario na minha maquina, ou
seja no meu passwd (coisa que nao quero).
Sei que existe um parametro no proftpd.conf que autentica em um arquivo
separado (AuthUserFile /etc/passwd.ftp) porem esse aquivo utiliza o seguinte
formato:=> usuario:senhacriptografada:uid:gid:nome do usuario:home:shell

Meu problema fica nessa criptografia, como faco para o sistema criptografar???
Pode ser, por exemplo inserindo uma string do tipo md5 -s senha , mas o
padrao dele e o mesmo do passwd, sendo assim preciso criar um usuario no
sistema, pegar a criptografia, colar e depois apagar o usuario.
Alguem sabe uma maneira mais facil???

Abracos