Re: IP tables X IP chains

iptables (ou como conhecem os íntimos netfilter) é o mais recente,
mais completo e mais fácil de configurar de ambos, sugiro um
passeio por www.netfilter.org tem muita documentação em português,
e principalmente em www.focalinux.org no manual Foca Avançado, uma
das melhores fontes de consulta sobre o assunto, também em
português.

Em tempo, o iptables está disponível a partir do kernel 2.4.X