Re: Acentuar no modo Gráfico.

Em 11 Nov 2002 00:06:41 -0200, Renato Thome Lucente (Renato Thome
Lucente <thome_linux@yahoo.com.br>) escreveu:
> Olá!
>
> Estou com um problema, não estou conseguindo acentuar no X! No console
> eu configurei e consegui acentuar na boa!! mas por exemplo, qdo abro
> um terminal, nao acentua!!
>
> O que posso fazer?

	Tive esse problema aqui também e me lembro que configurando com
"dpkg-reconfigure xserver-xfree86" (que é a maneira mais fácil) não
estava funcionando. Daí eu editei o /etc/X11/XF86Config-4 e modifiquei a
seção que configura o teclado, e ficou assim:

Section "InputDevice"
	Identifier	"Generic Keyboard"
	Driver		"keyboard"
	Option		"CoreKeyboard"
	Option		"XkbCompat"	"default"
	Option		"XkbGeometry"	"pc(pc104)"
	Option		"XkbKeycodes"	"xfree86(abnt2)"
	Option		"XkbKeymap"	"xfree86(br)"
	Option		"XkbSymbols"	"br(abnt2)"
	Option		"XkbTypes"	"default"
EndSection

	É importante notar que meu teclado tem 104 teclas e é ABNT2 (aquele com
a tecla Ç).

	Ainda assim algumas coisas não queriam acentuar direito (não sei
porque, não entendo muito bem...), mas o problema foi totalmente
solucionado quando eu mudei a linguagem do sistema para português do
Brasil. Instalei o locale pt_BR (com "dpkg-reconfigure locales") e
depois alterei a variável LANG para pt_BR no /etc/environment.

	Pelo que me lembro de cabeça, foi isso que funcionou aqui pra mim.

Abraços,
	- Vítor