Re: VPN no Debian

> [...]
> que atravessam diferentes provedores.
>
> Eu queria criar dois gateways- 1 em cada empresa - para um grupo de
> maquinas, para que pudesse criar um tunel criptografado seguro na internet
> publica.
>
> O problema e que a maioria dos provedores implementa firewalls no meio do
> caminho, que nao permitira a negociacao e a troca de chaves criptografadas
> .. necessarias ao funcionamento do tunel.
>
> Surgem algumas perguntas:
>
> Como eu implemento VPN no Debian ? Existem pacotes prontos para essa

OpenVPN é bem facil de configurar...até controle de banda ele tem hehehe
IPsec exige pouco + de dedicação e tem suporte a criptografia bem maior
coisa de 2048bits e tal

> Alguem ja implementou uma VPN pela internet publica e teve problemas na
> implementacao, por ISPs diferentes ?

Em alguns clientes onde tem um firewall ou nat meio porcão, a VPN não
conecta...
Aí sugiro entrar em contato com  kra do firewall e ajudar ele a ajudar ele a
compilar um kernel decente huaehuae que suporta VPN,  o 2.4  n tem esse
problema...
.
Mas sobre a internet funciona que é uma beleza, ahh nao sei se funciona por
ADSL ainda não testei...

> Como resolver os problemas tipicos dessa implementacao com o Debian ?

HOWTO's

> Obrigado
>
> Giuliano

tks