VPN no Debian

Pessoal,

Estou precisando fazer uma VPN entre duas unidades de empresas diferentes,
que atravessam diferentes provedores.

Eu queria criar dois gateways- 1 em cada empresa - para um grupo de
maquinas, para que pudesse criar um tunel criptografado seguro na internet
publica.

O problema e que a maioria dos provedores implementa firewalls no meio do
caminho, que nao permitira a negociacao e a troca de chaves criptografadas
.. necessarias ao funcionamento do tunel.

Surgem algumas perguntas:

Como eu implemento VPN no Debian ? Existem pacotes prontos para essa
finalidade ?

Alguem ja implementou uma VPN pela internet publica e teve problemas na
implementacao, por ISPs diferentes ?

Como resolver os problemas tipicos dessa implementacao com o Debian ?

Obrigado

Giuliano