Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

On Fri, 1 Nov 2002, Joel Franco wrote:

> Eu acho que ai entram duas questões: infraestrutura e agilidade.
>
> o Colocar o dpkg para fazer isso não dá porque a infraestrutura do
> sistema de pacotes do debian é meio que em layers (fix me) e o dpkg é um
> dos layers low-level. Por isso, a função dele é somente trabalhar com os
> arquivos em si (.deb).

Me desculpe, mas não entendi o que você quis dizer. Mesmo sendo em
multi-layers, nada me impede de construir um layer para genrenciar os
multi-layers.

Como voce falou de baixo nível, então faça-se o seguinte: pegue toda a
funcionalidade do dpkg e chame de dpkg-low. Depois pegue toda a
funcionalidade do APT e chame de dpkg. Como o APT no final das contas o
APT irá chamar o dpkg (dpkg-low no nosso exemplo) seria apenas que o nosso
dpkg chamaria as funções do dpkg-low. Acredito que isso possa ser feito.

> o IMHO, eu acho que seria fantástico conseguir integrar todas as
> necessidades de um usuário de um sistema operacional debian, em uma
> única ferramenta. Não gosto de ter que user "apt-cache", "apt-file",
> "apt-get", entre outros. Porque não usar um único "apt"? (Acho que esta
> questão deve ter explicação dos gurus de desenvolvimento de debian :))

Taí uma boa explicação. Mas vou dar um chute: talvez seja para dividir o
trabalho. Grupo X fica com o apt-get, o Y com apt-cache e assim por
diante...

Pelo menos em nível de programação, nada impede de por todas as
funcionalidades em um único apt e fazer links simbólicos para o apt, para
que o apt haja de acordo com o nome do arquivo chamado (assim funciona o
mtools, onde temos o mdir, mformat, etc, etc)

> Acho que isso depende do gosto do mantenedor e do bom senso dele. Tudo
> tem uma desvantagem e vantagem e, neste caso, este pacote não teve muito
> bom senso do mantenedor. Poderia ser feita uma "sugestão" a ele, e não
> um patch.

Eu acho que aqui não pode entrar o "gosto". Tem que pensar mesmo é no bom
senso. Vou dar um exemplo: o Portage do Gentoo Linux era todo feito em
Python, por que o criador do Gentoo (Daniel Robbins) adora a linguagem
Python. Depois o mesmo, junto com outros Gentoo hackers, portaram todo o
esquema do Portage para shell schipt, por causa da dependência do Python,
e outros motivos que eu levantei em e-mails anteriores.

Quanto a sugestão, e se o mesmo não aceita a sugestão, como é que fica?
Temos que engolir o sapo e fazer nós mesmos os nossos pacotes? Se fizermos
isso acabamos criando um outra distribuição de Linux... :/

[]'s

--fx