Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

On Fri, 1 Nov 2002, Gustavo Noronha Silva wrote:

> 1. O que você acha limitado no dpkg?

Bom, creio eu que o RPM tem mais opções. Por exemplo, como fazer o dpkg
mostrar as dependências de um pacote? Aqui eu tenho que fazer um:

$ apt-cache show pacote

E então ver as tais dependências. Se tiver como fazer isso no dpkg, me
diga que estou doidinho pra saber...

> 2. A maior parte dos scripts de configuração do Debian são feitos em
> shell script... todos os meus pacotes usam shell script... mas se fossem
> perl que problema teria? Qual o problema com perl quando ele parece a
> melhor opção?

A *maior parte*. Acho que deveriam ser *todos*. O problema não eh a perl,
não tenho nada contra a perl, muito pelo contrário! :) Mas acontece que
aí já é mais uma dependência a ser colocada e mais um conjunto (perl +
módulos) a serem instalados. Tem gente que não quer a perl instalada, por
uma questão de espaço ou até mesmo por que não a quer instalada mesmo.
Acredito que todos os scripts podem *e devem* ser escritos em shell
script.

> Dependências são pra garantir que as coisas funcionem como se espera,
> no quesito instalador concordo plenamente =D

Sim, desde de que haja uma certa coêrencia sobre isso. Por exemplo: uma
coisa é você querer instalar o ssh e ele requerer o OpenSSL como
dependência. Até aí tudo bem. Outro é você instalar um plug-in Flash pro
Mozilla e ele querer o Ruby *só* por causa de *um script de atualização*.
Não encontrei explicação plausível para isso. Esse script poderia ser
perfeitamente escrito em shell + wget, sem problemas algum, e ainda
diminuiria a dependência.

E agora é você. :) O que você acha que está faltando no instalador? Eu
gostaria de ver nele suporte ao LVM + XFS... :)

[]'s

--fx