Duvidas

Pessoal, tenho umas duvidas em relação ao Debian e gostaria q se possível, vc´s me ajudassem.

- Qual o diretório ficam gravados os arquivos log do sistema?
- Qual o diretório ficam os aquivos de configuração dos programas?
- Qual o diretório ficam os aquivos que inicializam os programas servidores?
- Quais os pacotes (mais simples) cliente e servidores que fazem ftp e
telnet com criptografia?
Preciso usar o dselect e trocar o pacote servidor ftp para o com criptografia.

Galera, eu tô apanhando aqui, c alguem puder me ajudar, ficarei mto agradecido e tenho certeza q poderei contribuir muito ainda com a comunidade Debian!

Um grande abraço!!

Fernando