Ambientes Gráficos (10 x 0 pra eles )

Pessoal, eu etou tomando muito coro para atualizar os ambientes gráficos do meu woody. O kde3 eu já desisti, o apt só sabe dar pau em dependência, pedindo pra executar -f install e resolvi então usar o gnome 2. Pra puxar foi tranquilo, agora, na hora que eu loguei os problemas começaram. Inicialmente ele demora extremamentep ara carregar. No caso, o sistema é um athlon Tunderbird 1.3 com 8 mega de video offboard ( sis 300 ) com suporte ao framebuffer ativado no kernel.
Depois que carrega, aparece umas barras verdes horizontais e toda vez que eu clico em algo aparece um quadro para eu definir aonde as coisas vão aparecer. Alguém tem idéia de como eu configuro para a utilizacao do gnome2 seja igual a do gnome 1.4?

[]'s

Fabio

---