definifindo variáveis globais para o sitema

Pessoal, estou precisando incluir alguns caminhos e variáveis na
inicialização do sistema, agora estas variáveis devem ser definidas para o
sitema, ao invés de ser adicionada apenas para o usuário no .basrc ou
.bash_profile. No mandrake eu costumava colocar em /etc/profile.

Alguém pode me dizer se existem algum outro script ao qual se possa definir
estes valores para o sitema e não para o shell corrente?

Desde já agradeço

Daniel Cordeiro