Re: samba como pdc - Salvem minha pele!!!

On Sáb, Out 19 07:35, codebreaker wrote:
> sei que vai parecer um pedido de preguicoso, mas tendo em vista o pouco
> tempo de que disponho sou obrigado a faze-lo, mesmo correndo o risco...
> a situacao eh a seguinte: o pdc da empresa (nt4 server) queimou devido a
> um raio e meu chefe deu o prazo de achar alguma solucao provisoria ate
> terca-feira no maximo (dia 22). o desespero tomou conta... bom, eh claro
> que o tempo nao vai dar para trocar a maq queimada (queimou tudo: fonte,
> hd, cdrom, placa-mae, etc  - ficou tudo torradinho mesmo), a solucao que
> encontrei foi utilizar o samba como pdc. ja tenho o debian instalado em
> [...]

uso o samba do testing

# cat /etc/samba/smb.conf
[global]
        workgroup = ABCDE
        server string = ABCDE Server
        encrypt passwords = Yes
        passwd program = /usr/bin/passwd %u
        passwd chat = *Enter\snew\sUNIX\spassword:* %n\n *Retype\snew\sUNIX\spassword:* %n\n .
        syslog = 0
        log file = /var/log/samba/log.%m
        wins support = Yes
        admin users = joel
        character set = ISO8859-1
        #Domain Tests
        domain logons = Yes
        os level = 99

[homes]
        comment = Home Directories
        read only = No
        create mask = 0770
        directory mask = 0770

#Cria estes dois diretorios
[netlogon]
       path = /home/samba/netlogon

[profiles]
       path = /home/samba/profiles

[printers]
        comment = All Printers
        path = /tmp
        create mask = 0700
        printable = Yes
        browseable = No

[public]
        comment = Public Files
        path = /home/public
        read only = No
        create mask = 0777
        directory mask = 0777
        guest ok = Yes

Agora voce precisa adicionar os usuarios da rede ao samba via

# smbpasswd -a usuario1
New SMB password:
Retype new SMB password:

Esta base de dados de usuários é separada do /etc/passwd e esta senha é
a que voce deve usar no logon das maquinas, no entanto o samba exige que
estes usuários existam no /etc/passwd, já seja com shell na maquina ou
nao. Repita para todos os usuarios

Voce precisa também adicionar as máquinas que farão parte do dominio
samba (ABCDE). Antes de fazer isso, Vamos criar um grupo no sistema para
adicionar as maquinas:

# addgroup --gid 400 smbdomain

Agora criamos o registro para a  maquina1 no /etc/passwd:

# echo "maquina1$:d:117:400:/dev/null:/:" >> /etc/passwd
# smbpasswd -a -m maquina1

Obs1: que cada maquina deve ter um username diferente (neste caso 117).
Obs2: o nome da maquina é acrescido de um "$" no final
Faça isso para cada maquina do dominio.

Acho que isso é o básico que voce precisa. A partir de agora, voce pode
ir nas maquinas, e adicionar elas no dominio ABCDE, através daquele
procedimento do windows mesmo.

[]s