Re: Até onde vale a pena usar unstable?

On Sáb, Out 19 12:59, Gustavo Rahal wrote:
> Olá
>
> Gostaria de saber até onde vale a pena usar a versao
> unstable. Para um computador doméstico, desktop, que
> nao existe problema de seguranca nem precisa de alta
> diponibilidade e estabilidade seria interessante usar
> a unstable? Digo isso porque eu sempre gosto de usar
> as últimas versao dos programas e usando o woody, nem
> sempre se fazem pacotes para o mesmo.
> Por exemplo, queria instalar o kde 3.0.4 e ter todas
> os recursos de antialising das fontes. Entretanto
> teria que usar o xfree86 4.2 e os pacotes do kde para
> [...]

Eu uso ...
Acho que de unstable não tem muita coisa não :) De vez em quando, surgem
alguns problemas que podem comprometer o uso do computador. Se você
tiver acesso a uma lista de suporte (como esta) acho que não tem
problema.

Quanto às versões novas dos softwares. Somente queria deixar a minha
experiência de que às vezes demora uma cara para os pacotes entrarem no
sid, como por exemplo o Xfree 4.2 (não tenho tempo exato, mas acho que
foi mais de 3meses) e o KDE (se não me engano ainda está experimental).

Aliás falando em tempo de entrada na distribuição, vou colocar uma
questão agora para a lista a respeito disto.

> Para dizer a verdade deu alguns erros na instalacao
> (se nao conseguir resolver escrevo um email para tirar
> dividas com vcs). Acho que foi porque fiz uma "salada"
> com o woody e sid.
>
> Se for interessante, como faco para mudar para sid?
> Por acaso é so acrescentar as linhas do unstable e
> comentar as do stable e depois fazer um
> "apt-get dist-upgrade" ?

Eu acho uma boa você misturar as duas. Eu fiz isso recentemente nas
minhas máquinas. Deste jeito, você tem disponível todos os pacotes das
duas distribuições, podendo usar os pacotes das duas simultaneamente. Eu
precisei disso para usar o samba do testing, enquanto a minha máquina é
baseada no sid(samba no sid é  baseado no cvs). Eu poderia baixar os pacotes do testing e instalar
via dpkg -i. Mas isso quebraria o upgrade automático caso a vers no
testing mude.

Se você quiser misturar as duas, faz assim:

# cat /etc/apt/sources.list
#testing
deb http://ftp.br.debian.org/debian testing contrib main non-free
deb http://ftp.br.debian.org/debian-non-US testing/non-US main contrib
non-free
#unstable
deb http://ftp.br.debian.org/debian unstable contrib main non-free
deb http://ftp.br.debian.org/debian-non-US unstable/non-US main contrib
non-free
#security
deb http://security.debian.org/debian-security stable/updates main

# cat /etc/apt/apt.conf
#Isto seta a dist default para a unstable.
APT::Default-Release "unstable";

No meu caso, onde precisei usar o samba do testing fiz o seguinte:

# cat /etc/apt/preferences
Package: samba
Pin: release a=testing
Pin-Priority: 1001