Re: Modo de 132 colunas no console Debian Woody

Em Ter, 2002-10-15 às 14:39, Ronaldo Cardozo Lages escreveu:
> Amigos,
>
> Não consegui localizar alguma dica sobre como fazer para que possa ter
> caracteres que formem 132 colunas no modo console do Debian Woody.
>
> Sei que isso é possível pois já vi em várias vezes no Slackware...
> lembro que tem a ver com o parâmetro "vga" no lilo.conf, talvez
> "vga=769" ou algo assim, mas esse valor nada faz no Debian.
>
> Existe alguma forma de fazer o mesmo acontecer e poder ter um
> aproveitamento maior do modo console?

Acho que voce quer framebuffer...

No lilo.conf tem uma secao vga, no menu.list do grub voce tem que
colocar o comando na mesma linha que chama o kernel, desta forma:

vga=788 # para console em 800x600
vga=791 # para console em 1024X768

Detalhes: sua placa tem que suportar framebuffer (as trident nao
suportam) e seu kernel tem que estar compilado com suporte a
framenbuffer (os que vem pre compilados ja vem com suporte).

Caso suas forntes fiquem muito pequenas, voce pode troca-las.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Desktop rodando Debian GNU/Linux, iPaq rodando Familiar GNU/Linux.
Todos funcionais e livres de Windows!

Há três coisas que nos levam à ruína: jogo, mulheres e tecnocratas

--Georges Pompidou