Problemas com o X

Boa noite lista...
estou com um problema na parte do X...

assim...

instalei o debian potato na minha maquina, configurei o X e tauz..
funcionava tudo muito bem (com o xserver-s3 e tauz)

dai atualizei pro woody...

dai comecou os problemas com o X...

primeiro...
a versao do xserver-s3 do woody nao esta suprindo as necessidades da minha
placa...ou seja, nao consigo esar esse server..
dai intalei o xserver-svga...

ate q funciona...
mas se eu mexer alguma coisa a tela borra..
como se fosse um tipo de defeito..

nao faco a minima ideia do q possa ser...
eh como se tivesse poucas cores talves, sei la..
alguem ja teve um problema assim???

eu andei reparando q o praticamente todo o X eh da versao 4, porem os servers
sao ainda da 3..
pq isso???

tentei procura a 4 mas naum consegui (ate pq do jeito q meu grafico esta fica
meio inoperante...

essa msg ainda consegui escrever do X, mas nao foi muito pratico...

bem, se alguem ter alguma ideia de como arrumar seria uma boa...

valeu...