Re: Erro ao instalar o Modem!

Oi Vinicius,

Pelo jeito você seguiu meu tutorial enviado pro Diego, então vamos lá :)

> Estou tentando instalar meu modem e fiz o seguinte:
>
> 1) baixe os drivers em <http://www.medres.ch/~jstifter/pctel/.>
> 2) instalei o kernel-headers pra poder compilar os módulos.
> # apt-get install kernel-headers-2.4.18 gcc

Você tem certeza que instalou o kernel-headers correspondente ao seu kernel?
Para verificar seu kernel:
# uname -r

E depois vai no apt-cache search pra localizar o teu kernel-headers
# apt-cache search kernel-headers

> debian:~# insmod ptserial
> insmod: ptserial: no module by that name found
> debian:~# insmod pctel
> insmod: pctel: no module by that name found

Estranho... entra em /lib/modules/ e digita:

# find -name pctel.o

Deve dizer o caminho do arquivo se encontrar ele. Se os arquivos não tiverem
lá é porque houve um erro na compilação ou algo assim e não fez o make
install corretamente. De repente você está usando uma kernel diferente da
que você estava usando quando compilou...

> /etc/modules.conf e adicionei no final:
> # pctel
> alias char-major-62 ptserial
> below ptserial pctel
> options ptserial country_code=33
> ###
> rodei depois o:
> # depmod -a

Isso habilita o auto-carregamento toda vez que precisar do modem. Isso está
ok, perfeito. Mas se você fizer o insmod pctel você não precisa fazer as
modificações no modules.conf. Eu recomendo que tu edite o /etc/modules.conf.
Daí não é necessário dar um insmod nele.

> No arquivo /etc/modules
> ptserial
> pctel

Hum, se você editou o /etc/modules.conf você não precisa fazer esta parte.
Essa parte faz o Debian carregar esses módulos na inicialização, foi um
chute meu pôr nessa ordem.

> -------------
> ao utilizar o kppp exibe a seguinte mensagem de erro
>
> /etc/resolv.conf is missing or can de read
>
> Ask your system asministrator to create
> this file (canbe empty) with appropriate
> read and write permissions
>
> E nao localiza o modem!!

Como root
# touch /etc/resolv.conf

Se você não carregou e instalou os módulos corretamente não vai achar o
modem mesmo. Eu recomendo que tu ao invés de usar o Kppp (teve gente que
teve que editar o arquivo do pppd e etc para funcionar), tente

# pppconfig

E configure sua conexão. Depois pra levantar:
# pon nome_da_conexao

E pra desconectar
# poff

Se você instalar o gkdial também fica facilitado que ele é tipo um Kppp.

> [...]
> Sep 24 23:53:41 debian kernel: Intel ISA/PCI/CardBus PCIC probe:
> Sep 24 23:53:41 debian kernel:   no bridges found.
> Sep 24 23:53:41 debian kernel: ds: no socket drivers loaded!
> Sep 24 23:53:50 debian xfs: ignoring font path
> element /usr/lib/X11/fonts/cyrillic/ (unreadable)
> Sep 24 23:53:50 debian xfs: ignoring font path
> element /usr/lib/X11/fonts/CID (unreadable)
> Sep 24 23:58:30 debian diald[282]: /tmp/dctrl.568-1: log level
> 0x0600017f
> Sep 24 23:58:44 debian diald[282]: Monitor pipe /tmp/dctrl.568-1

Não sei. Veremos. Esse tail aí não diz muita coisa útil.

Att.

Luciano Macedo Rodrigues
lucianor@aton.inf.ufrgs.br
Ciência da Computação - UFRGS
Linux user #189900 - Debian GNU/Linux 3.0 (sid)