Smtp before pop3

Pessoal,

Eu tenho um servidor qmail, com vpopmail e utilizava o relay (roaming users)
do vpopmail. Funcionava direitinho até que ele não suportava mais muitas
conexões simultâneas e dava um erro de file lock. Como ele autenticava pelo
vpopmail, ele só permitia que o cara que autenticava enviasse o e-mail, mas
como estava com muito problema de conexões simultâneas, coloquei um outro
autenticador que ele autentica pelo ip, e fica com relay aberto para o ip,
mas acho que isto eh bem tosco e já tive problemas de usuários que utilizam
smtp externo e como bridge mandava tudo no seu smtp para o meu e como estavam
autenticados, enviavam os e-mails normalmente.

A minha pergunta é, tem alguma solução, sem ser o smtp autenticado, pois isto
geraria muita mudanças, portanto fora de cogitação no momento, uma
autenticação via pop que mantinha a mesma estrutura antiga, de autenticar por
domínio de vez por ip???

Grato

Marcos