Re: Linux facil para desktops

On Sat, Sep 07, 2002 at 10:35:23PM -0300, Orlando Tempobono wrote:
> [...]
> modelo mas todos continuam tendo motor, câmbio(alguns até automáticos),
> volante, freios etc...
> Sei que o maior problema que o Software Livre enfrenta é justamente o
> preconceito de usuários criminosos que na grande maioria das vezes utilizam
> softwares piratas e enchem a boca para falar mau de software livre (não
> estou dizendo aqui que este é seu caso Emerson Val Silva), tudo isso por
> pura preguiça de pensar um pouquinho para usar um software livre e
> contribuir para o seu desenvolvimento.
>
> Ora, não vamos morrer de fome só porque mudaram a cor da grama! :-)

Tentar não querer enchergar os problemas colocando a culpa sempre no
software proprietário é muito cômodo. Compatibilidade é sim um dos
maiores problemas do Software Livre, bem maior que o preconceito.
Tenho visto que ela até gera o preconceito, sempre que falo de
software livre ouço alguém falar: "mas eu não consigo fazer nada
no Linux", o "nada" referindo-se exatamente às aplicações mais
utilizadas em computadores pessoais que utilizam Windows.
Querendo ou não, computadores, principalmente computadores pessoais,
utilizando Windows ainda são a grande maioria e, a maioria das pessoas
precisam, ou querem, trocar informações, e-mails, instant messages,
documentos, apresentações, planilhas. Querer que as pessoas se
isolem em favor de um ideal, software livre, é tarefa quase
impossível.

Para que o Software Livre seja utilizado pelas pessoas que hoje
utilizam software proprietário, devemos fazer com que estas
pessoas possam utilizar Software Livre sem ter problemas em
se comunicar com quem utiliza software proprietário. E não
dizer para elas que elas não precisam abrir uma apresentação
do PowerPoint.

Já utilizo o Debian GNU/Linux há um tempo, mas nem tanto tempo, eu acho
que dois anos. E não uso o Windows há um. Sou defensor do software livre,
pelo ideal, e acredito que um dia o Software Livre será utilizado pela
grande maioria das pessoas, mas acho que ter consciência das limitações
do Software Livre é essencial.

As fontes são alteradas independente do tipo de apresentação utilizada.
Se você criar uma apresentação no OpenOffice.org Impress, no Windows,
e abri-la no GNU/Linux, as fontes são alteradas, muitas vezes deixando
a apresentação ilegível. O pior é o que acontece com os caracteres que
não são letras, '"', marcadores, símbolos, que, quando não encontrados,
são representados por '?'.

Não estou reclamando, aliás, acho que ninguém pode reclamar do excelente
trabalho que os desenvolvedores e mantenedores da Debian fazem, estou
somente deixando claro que o fato descrito na mensagem não acontece
somente com apresentações do PowerPoint, mas também com arquivos do
OpenOffice.org (Writer, Impress, nunca tive problemas com os outros)
quando criados no Windows e utilizados no GNU/Linux.

Rafael Sasaki

--
Debian GNU/Linux: Pure Free Software
A matter of Liberty