Re: Kernel Panic

Gabriel Elias de Aquino <gea-sk8@bol.com.br> writes:

> ei pessoal,

Ei.

> quando instalei o kernel-image-2.4.18-586 ele pediu pra configurar o lilo, e
> eu criei um link simbólico pra initrd, e no /etc/kernel-img.conf eu adicionei
> a linha de comando chamada initrd=initrd.img image=/vmlinuz,e dei um reboot
> então ele carregou o lilo e deu o erro:
>
> VFS: Cannot open root device"302" or 03:02
> Please appenda correct "root=" boot option
> Knernel panic: VFS: Unable to mount rootfs on 03:02
>
> e eu não consigo dar o boot e fazer mais nada, a não ser reinstalar o debian.
> O que eu posso fazer?

Esta mensagem deveria ter o assunto "user panic" :=)

Calma. Estás no mundo Debian/GNU Linux, esta não é a melhor coisa a fazer.

Em qual partição você tem o diretório raíz?

hda1 , hda2, hdc3, .....?

Qual delas?

De posse desta informação, reinicialize, quando o lilo carregar tecle shift, então digite

linux root=/dev/hdxy (onde hdxy é sua partição raíz)

e dê enter. Se for preciso passar mais alguma opção ao kernel, passe no comando acima

linux root=/dev/hdxy outra_opção=bla outra=foo

Edite o lilo.conf para não precisar digitar as opções sempre.

Melhor mesmo é usar o GRUB, penso.

Não sabe qual é a partição raíz? Teste

hda1, hda2, hda3, hda4
hdb1, hdb2,...