Re: Lilo ou Grub?

Olá Gabriel.

Gabriel Elias de Aquino <gea-sk8@bol.com.br> writes:

> então, mas eu queria saber como configurar o grub depois de instalar o kernel
> 2.4.. como proceder??

Supondo que o grub está corretamente instalado no MBR, como parece ser o seu caso, após instalar o kernel (não deixe o lilo sobrescrever seu MBR, se tens ainda o lilo instalado), edite o arquivo /boot/grub/menu.lst , acrescentando uma entrada deste tipo:

title Debian-2.4.18
root (hd0,2)
kernel /boot/vmlinuz-2.2.17 root=/dev/hda3

O título pode variar.
root (hd0,2) diz ao grub que o diretório raíz está montado no dispositivo hd0,2 (= hda3)

hd0 = hda
hd0,1 = hda2
hd1,0 = hdb1

Ficou claro?

kernel..... diz ao grub onde está o kernel (coloque ali o caminho correto do seu novo kernel) e passa o parâmetro "root=/dev/hda3" para o kernel, coloque os que forem necessários no seu caso.

Ah, coloque também uma linha do tipo

timeout 10

para que o grub espere 10s para carregar o kernel padrão, assim podes escolher tua nova entrada (podes também deixá-la como padrão)

apt-get install grub-doc
man grub

podem te ser úteis.

Espero ter ajudado.