Re: rc.local ou rc.sysinit

"Luciano" <luluzito@terra.com.br> writes:

> Eu gostaria de rodar um arquivo logo que o computador "bootasse" (um script
> e uma aplicaçao - dns2go), mas nao encontrei nenhum arquivo rc.local ou
> rc.sysinit (que eu utilizo em Redhat). Aonde eu posso por estes arquivos?

Basicamente voce precisa criar um script de inicializacao e existe o
arquivo /etc/init.d/skeleton que podes tomar como base para seu
script.

Eu tenho o costume de usar o nome de arquivo sempre comecando por
local.* por exemplo:

local.hdparm

O local correto para estes arquivos eh o /etc/init.d ;)

> Se nao tiver um arquivo para este meio, adiciono o script ao runlevel
> adequado? correto? como fazer?

Depois de criar o arquivo voce pode usar o script update-rc.d para
este fim da seguinte forma:

#: update-rc.d <nome> defaults 20

Farah com que seu script inicie nos runlevels 2,3,4 e 5 e finalize no
0,1 e 6 com ordem 20. Se voce quiser maiores informacoes pode olhar na
pagina de manual assim:

$: man update-rc.d

Outra coisa que podes fazer eh usar o pacote file-rc que transforma
todos aqueles links em um arquivo chamado /etc/runlevel.conf e nele
podes especificar de forma mais simples (somente editando o mesmo com
um editor qualquer), por exemplo:

,----[ runlevel.conf ]
| #	This		file
| # You can use your favourite editor or update-rc.d(8) to modify it.
| # Read runlevel.conf(5) man page for more information about this file.
| #
| # Format:
| # <sort> <off-> <on-levels>     <command>
| ..
| 20	0,1,6	2,3,4,5		/etc/init.d/local.hdparm
| # THE LAST LINE IS NEVER READ
`----

Estah linha faz a mesma coisa que o comando anterior (que ainda pode
ser usado).

Acho que eh isso.

Qualquer coisa, prende o grito que estamos ai ;)

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R
 E-mail: otavio@debian.org      UIN: 5906116