Video Trident travando tudo

Olá pessoal, tenho uma máquina instalada aki no trabalho com Debian Woody com uma placa trident CyberBlade 3D AGP externa (offboard) e vez por outra quando alterno entre o console e o terminal X (CTRL-ALT-F1 -> CTRL-ALT-F7) a máquina dá uma travada fenomenal, ela congela tudo instantâneamente (não da tempo nem de se arrepender de ter apertado as teclas :-) ) e fica com barras coloridas verticais (é até bonito o efeito, seria cômico se não fosse trágico), me obrigando a apertar o reset mas ai vão coisas mais estranhas :

- Isto acontece exatamente igual com outra máquina aki do trabalho que roda RedHat7.2
que tem uma placa Trident Cyber Blade 3D (apesar das placas serem fisicamente diferentes tem o mesmo chip de controle).
- Quando usava o Conectiva 7 nesta minha máquina isto também acontecia (ou seja a culpa não é do Debian).
- Lá em casa tenho um Compaq Presario 7463 com a mesma placa de vídeo (Trident Cyber Blade 3D) só que não AGP e on-board e ao que me lembro isto nunca aconteceu lá;

Estou mandando um pequeno trecho do arquivo XF86Config-4 para sua apreciações

Qualquer dica é muito bemvinda

Valeu
Sucesso

Section "Device"
	Identifier	"Generic Video Card"
	Driver		"trident"
	Option		"UseFBDev"		"true"
EndSection

Section "Monitor"
	Identifier	"Generic Monitor"
	HorizSync	31.5-48.5
	VertRefresh	43-75
	Option		"DPMS"
EndSection

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br