caminho dos includes

Estou tentando compilar um programa, mas esta dando erro nos includes.
Na hora do make, surge uma mensagem dizendo que tal include.h nao esta presente. Mas o include esta presente, e eu edito o arquivo na mao e o tal include.h manda uma outra mensagem dizendo que ele tambem nao encotrou us outros includes.h.

Todos os includes estao na maquina no diretorio /usr/include/kde ou /usr/include/qt.

Como fazer para estes includes se encontrarem?

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

    Não te irrites se te pagarem mal um benefício; antes cair das nuvens
    que de um terceiro andar.

--Machado de Assis (Memórias póstumas de Brás Cubas)