Re: Qual Debian usar para um ambiente de produçã o?

Olah,

> Eu tive problemas de VM com kernel < 2.4.18.
> Na época  encontrei uma mensagem  do A. Cox,
> afirmando que não
> recomendava 2.4 em ambiente de produção, ponto.
> Mas o desenvolvimento de código aberto é muito rápido e espero
> que o kenel 2.4.18 já tenha superado o problema de VM.

A partir do 2.4.9, o Kernel ganhou uma estabilidade muito forte. Trabalho em um ambiente onde as maquinas recebem muita carga e disponibilidade de serviço é essencial. Dependendo do teu workload, poderá haver problemas com kernel < 2.4.18, principalmente se for SMP.

> (1) Os programas de computadores não foram dados pelos deuses
> aos homens. No caso de programas com código aberto,
> eles foram escritos por pessoas espalhadas por ai que  estão
> esperando comunicados de falhas e  melhorias. Portanto,
> a rigor, um usuário de código aberto contribui para aprimorar o produto.

O kernel do Linux é excelente. Já presenciei situações onde as máquinas estavam totalmente sem recurso, com uso de processador alto, sem memória, muito cache e o Linux segurando tudo sem crash.. A máquina chegava a sentar, mas nunca presenciei um servidor com 2.4.18 crashar.

> [...]
> Conservador não significa não utilizar a última versão, pois muitas vezes é
> a última versão a mais estável. Conservador significa que ele deve fazer uma
> mudança já estando bem informado da história de problemas de
> determinado programa e fazer a mudança gradativamente, se possível.
> Algumas vezes, principalmente quando envolve problemas de segurança,
> a mudança não pode ser gradativa. Ele deve ser o responsável
> por informar-se; seria  bizarro culpar a distribuição Debian
> por problemas na produção por atualizações
> realizadas por administardores mal informados.

Concordo com tua afirmação. Muito coerente e significativa.

> (3)O sistema operacional GNU/Linux é muito estável e seguro. Mas essa frase
> deve ser entendida levando em consideração que o sistema GNU/Linux não nasceu
> hoje; o sistema GNU/Linux  não é o último kernel estável liberado pelo
> Marcelo. Algumas vezes, para certas situações,  a melhor estabilidade se
> encontra em algum ponto do passado.  Talvez seja por isso que  Debian  3.0
> possa ser instalado com versões  diferentes do kernel.

Sou testemunha da estabilidade do Linux. Vale lembrar que o hardware influencia muito. Não adianta ter um sistema estável se teu hardware é made in Paraguay.

> Mesmo com o risco de parecer pedante, com o texto acima
> tento evitar que alguem  queime o seu prestígio como
> administrador de sistema por falta de cautela e depois venha
> cá na lista falar mal do KOV e de Deus. E cautela
> significa ter informações; eu não as tenho muito mas a comunidade sim.

O Kernel 2.4.X está MUITO estável. Não há motivos para não utiliza-lo. Se tens um servidor com SMP, SCSI, Network com interface Giga e muito workload, aconselho fortemente a utilizar kernel 2.4.16 ou superior. Abaixo disto, problemas de instabilidade poderão acontecer.

Claro, dependendo da carga, um tuning no teu workload será necessário. No caso do postfix, que mata a máquina fazendo IO, fazer algumas brincadeirinhas com elvtune, elevator, etc, terá resultados muito significativos. Digo por experiencia propria. Muitos tunings de aplicação só podem ser feitos no >= 2.4.16, como no postfix que citei acima.

--
Christiano Anderson <anderson@debian-rs.org>
http://www.debian-rs.org