visualizando pacotes pelo browser

pessoas:

estou fazendo um esquema em php q permite a manipulacao de
pacotes diretamente pelo browser.  estah bem no inicio, mas
estah ficando interessante, pois um usuario comum nao precisa
saber usar apt-cache e dpkg para usar o sistema.

porem, estou chegando na parte mais espinhosa, q eh dar um
jeito de liberar alguns pacotes para serem instalados pelo
usuario, garantindo q nao haverah danos ao sistema.

para isso, preciso descobrir, de maneira automatica, se
o pacote marcado para instalacao...
1) ... requer configuracao interativa
2) ... requer remocao de outros pacotes
3) ... tenta sobrescrever arquivos de configuracao
4) ... poderia ocupar todo o espaco livre em disco

a ideia eh q, se algum desses 4 itens for detectado, a instalacao
seria cancelada, e um e-mail seria automaticamente enviado ao
administrador para q o mesmo efetuasse a instalacao manualmente.
(caso contrario, se tudo estiver ok, seria chamado um script para
instalar o pacote em todas as maquinas da rede).

alguem tem ideia de como eu poderia detectar esses itens?

(os numeros 2 e 4 pelo menos acho q sao faceis)

--
Rafael Jannone           Just remember: wherever you go,     __O
ICQ # 10115284                   there you are             _`\<,_