problema de acentuação intermitente

Caros colegas,

tenho instalado no meu notebook o  Debian 3.0/Gnome1.4/Sawfish
e uso muito o multi-gnome terminal, porém sempre tenho um problema
intermitente de acentuação. De repente o multi gnome pára de acentuar, e
volta sem mais nem menos.
Como nunca consegui reproduzir este problema, deixei prá lá. Porém acho
que achei um jeito de provocá-lo:
1) abrir o multi gnome terminal (essa primeira janela sempre acentua)
2) digitar control-F1-n para criar uma nova janela, essa segunda janela
nunca acentua
3) a segunda janela só começa acentuar quando volto para a primeira
(geralmente usando shift-seta-para-esq) e
digito qualquer coisa (não precisa ser caracter acentuado), aí vou de
novo para a segunda janela e ela começa a acentuar
4) também funciona se, após aberta a segunda janela e verificado que não
acentua, eu abro um xterm e digito qualquer coisa, aí volto para o multi
gnome terminal (na segunda janela) e ela começa a acentuar.

Gostaria que vocês tentassem reproduzir este problema, pois se
conseguirem acho que é um bug que deve ser relatado.

--