Gnome2: icones da barra não aceitam mudar

Amigos,

Estou usando o Gnome2 (aquela implementação do Kov) no Debian Woody.
Na configuração padrão existe uma barra no top da tela e outra na sua base.
Alguns ícones vem prontos na barra de cima. Eu quero usá-los em baixo e anexar outros. Instalar o ícone do aplicativo na barra é trivial, mas se ele não tiver ícone definido, e eu definir um outro, a barra não aceita! Ela somente aceita os ícones que estão em /usr/share/pixmaps! Se indicar outro caminho, simplesmente a alteração não é salva. Fica complicado então, pois muitos aplicativos baixados com apt-get e incluídos no menu Gnome não tem ícone e fica aquele pézinho interrogativo. Alguns tem ícone em seus sites de origem, mas mesmo salvando-os em formatos diversos (.png, .jpg, .xpm) não há forma de salvar essa imagem. Se criar um link no desktop e escolher qualquer ícone, tudo bem. Mas o mover esse link para a barra, o ícone desaparece ou assume um padrão.

Exposto esse mistério, aceito qualquer dica!

Obrigado.
Lages.

PS.: Aproveitando... Alguém sabe como transferir o conteúdo da barra topo para outra barra, tipo Aplicações, Ações, Data-Hora, Controle de Volume?