Re: Mudanca de estacoes Windows para Linux

On Thu, 1 Aug 2002 11:55:57 -0300
Tiago de Lima Bueno <tlbueno@uol.com.br> wrote:

> Mas o NFS mapeia dos drives por usuario? pq quero que cada um tenha a sua area de arquivos...

Eu fiz isso de duas formas:

1) Uma pequena rede local com 9 maquinas e 1 servidor. O diretorio /home do servidor, que esta em uma unidade scsi separada so para isso, foi exportado, e as 9 estacoes monta ele no boot automaticamente. Adicionei manualmente todos os 15 usuarios no servidor e copiei os arquivos /etc/passord e /etc/shadow para as 9 maquinas. A partir dai, qualquer usuario pode usar qualquer maquina, pois tem o seu /home/usuario facilmente acessado. E a rede ficou mais "democratica", pois acabou o papo de que "meu trabalho esta nesta maquina".

2) Em nossa grade rede metropolitana. Os usuarios autenticam usando o NIS, aproveitando a senha da internet. Desta forma o usuario pode ocupar qualquer maquina em BH, que ele mantem acesso ao seu /home/usuario logando com a senha de acesso a internet.

O caso 1 ja esta em producao a mais de 2 anos, o caso 2 esta em experimentacao.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Ciência e tecnologia se multlipicam à nossa volta. Em grande parte elas ditam a extensão das linguagens com que falamos e pensamos. Ou usamos essa linguagem, ou permanecemos mudos

--J.G. Ballard