Re: +-off CNPq - Comunicado (fwd)

Em Sex, 2002-06-14 às 14:37, Thadeu Penna escreveu:
> Como uma fração considerável de usuários Linux está nas Universidades e
> como o Debian é a mais "GNU" das distribuições, estou colocando em
> discussão o comunicado do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento
> Científico e Tecnológico) para os pesquisadores do país. O tal "formulário
> eletrônico de programas" mais o famigerado "currículo Lattes" rodam
> somente em uma arquitetura e plataforma (um doce para quem adivinhar).
>
> Claro que poderíamos tentar rodar no Wine (o que ainda deixa as outras
> arquiteturas de fora) mas acho que o importante é uma reação mais "forte"
> [...]
Olhem o que o "Presidente Esper" escreveu:

"Senhoras e Senhores Pesquisadores Membros da Comunidade Científica e
Tecnológica do País.

O CNPq tem recebido diversas indagações e contribuições de membros da
Comunidade Científica e Tecnológica, nossos parceiros no esforço do
desenvolvimento tecnológico e científico do País, quanto ao processo, em
andamento, de informatização de nossas atividades de fomento. Venho,
através desta, prestar os esclarecimentos que irão responder a grande
parte dessas indagações e colocar o posicionamento do CNPq quanto a esse
tema."

e continua...

"O CNPq também tem como diretriz dessa política de informática buscar
soluções que permitam a interoperabilidade de plataformas e a utilização
preferencial de sistemas abertos. O Conselho estaria contrariando um dos
princípios básicos de sua missão de desenvolvimento científico e
tecnológico do País se assim não procedesse.

A decisão de, inicialmente, concentrar nossos esforços no
desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Windows deve-se ao
inegável fato que a maioria absoluta de nossos usuários, cerca de 98%,
utilizam ou têm fácil acesso a essa plataforma. Em segundo lugar, quando
se começou a informatização do CNPq, soluções tecnológicas avançadas
encontravam-se plenamente disseminadas para plataforma Windows."

leiam mais...

http://www.cnpq.br/noticias/informes/inform_240702.htm