Re: Questões rápidas

Olah!

Hm... entendi. Bem... naum sei se tem como! Somento o root tem acesso as
prioridades negativas. Isso eh uma medida de seguranca: se o seu processo com
a maior prioridade der pau o sistema para!

Se vc precisa rodar um processo com a maior prioridade, rode-o como root.

Alternativamente, vc pode baixar a prioridade padrao de todos os processos
dos usuarios comuns. Para fazer isso, ao cadastrar o usuario com o adduser,
por exemplo, basta acrescentar no campo "Other" pri=<prioridade> (ou editar o
campo de comentario no /etc/passwd (man 5 passwd)

A solucao para o seu problema eh dar uma prioridade mais positiva (mais
lenta) para os usuarios comuns e usar um alias da maneira como eu descrevi
antes, com uma prioridade menos positiva (mais rapida) para rodar programas
que necessitarem de mais prioridade.

De qualquer maneira, naum existe possibilidade de passar por cima dos
direitos do root no caso das prioridades. Isso eh um padrao POSIX e naum um
defeito.

[]s

Pablo

--