Re: reboot em notebook

On Wed, Jul 17, 2002 at 06:17:34PM -0300, Marcelo Alves wrote:
> [...]
> se eu mandar um restart, o debian faz tudo do shutdown, mas não
> reinicia. Peguei alguns pacotes do unstable, agora ele reinicia (aparece
> o logo da Toshiba), mas não cai no lilo. Tenho que apertar o botão de
> power pra ele suspender, apertar de novo pra ele voltar com uma mensagem
> de erro avisando que não pode voltar do estado de suspensão e ele
> reincia novamente. Aí funciona... A pergunta é : tem alguma dica /
> pacote / sei lá o que que permita que eu reinicie o notebook
> corretamente? (shutdown e ligar de novo pelo botão não vale)

Primeiro, com relação a esse repair disk, existe um hack que resolve
esse problema, pelo menos para mim resolveu no primeiro dia que comprei
o laptop. Depois como passei a rodar apenas Debian, nao precisei mais.
:)

Como?
- De boot por um disco comundo do window$ como suporte ao cd.
- Crie uma particao para seu window$. (No meu caso o hd era de 20,
  dividi ao meio, criei uma particao fat32).
- Formate-a. format c: :)
- Entre no cd1 do toshiba, vá ao diretório base e executeo script os.bat.
Este script irá instalar o XPorcaria na primeira particao do disco, no
caso a que vc criou. Depois é vc instala o linux.

Obs: na verdade esse script é o último a ser chamado de pois que o repair
disk acaba com seu hd :), quando se boota por ele. O os.bat é chamado
apartir o \bin\base.bat o qual é chamado pelo recover.bat(destruidor :).

Qualquer duvida a mais sobre isso mail me. Lembro que isso acima foi no
meu laptop, pode ser que mude alguma coisa no seu, mas de uma lida do
script antes. :)

Ah! aqui também explica como burlar isso de outra maneira, mas nunca
testei.

http://www.fnal.gov/projects/ckm/ckm_cluster/toshiba-1805/

Eu tenho um toshiba 1805-s254, rodando woody também, e tudo nele está
funcionando perfeitamente, depois que recompilei o kernel. :)

O kernel padrao não vem com suporte para algumas coisas esenciais para
laptop.

As seguintes dicas são legais para deixar o laptop mais usável:

1) recompile o kernel com os seguintes suportes:

Isso é necessário para o toshutils:
CONFIG_TOSHIBA=y

Para dar suporte a APM e desligar o lap com o uso do halt:
CONFIG_PM=y
CONFIG_APM=y
CONFIG_APM_DO_ENABLE=y (habilita o apm no boot, caso nao queira, passe
apm=off no lilo)
CONFIG_APM_CPU_IDLE=y
CONFIG_APM_ALLOW_INTS=y

2) Instale alguns pacotes úteis:

#apt-get install toshutils --->> (Um monte de utilitários para controlar o seu
lapto.) Caso use o wmaker, experimente o dock wmtuxtime. :)

#apt-get install toshset --->> (pra vc acessar/configurar as opcoes da BIOS)

3) Um site legal, o mais interessante são os links, pra resumir.
http://www.buzzard.org.uk/toshiba/

PS: Existe a lista debian-laptop (Boa na minha opnião).

> 	Obrigado!

nada!

> :: xfer ::

Abraços,