Re: Netmeeting

Bem, o que ocorre?

Programas como netmeeting, ISPQ entre outros que fazem comunicacao de audio, texto e video juntos, utilizam o protocolo H.323 (www.openh323.org, projeto livre) ou H.245.

O grande problema (do uso com NAT) é a maneira como esse protocolo trabalha pois ele utiliza portas dinâmicas(alguns) alem de uma porta para cada tipo de dado, e só permite conexão de client-server. Sendo assim vc consegue se conectar a qualquer sevidor. Já no caso de estabalecer uma conexao client-client, não funciona, ou funciona parcialmente. ou seja: Vc até pode conseguir chamar um client, mas devido vc estar dentro de uma rede com NAT, o client do outro lado não consegue te chamar.

Tem solução?

1) Bem, já li muita documentação sobre, muitas parecem mágicas, mas até hj não achei a mágia que funcione, de repente vc conseguirá. Na verdade a maioria são códigos hacks que nunca consegui implementar. ou funcionaram parcialmente. Mas segue algumas dicas de onde vc pode procura algo.

2) Existe um gateway(H.323 gatekeeper)(veja http://www.openh323.org/):

apt-get install openh323gk

3) Um projeto para implementar o h.323 com NAT (ipmasqadm):

http://coritel.it/projects/nat/index.html

4) Exite um projeto baseado no Debian(Woody) chamado FloppyGate, usa um diquete apenas, uma espécie de router.

http://floppygate.free.fr/

5) Um que eu acho que pode vir a funcionar bem, mas depois de aplicar o patch pelo menos umas 20 vezes desisti quando consegui, pois não funcionou direito. É um patch-o-matic do netfilter(iptables) , mas tem que pega-lo via cvs(mais recente) do netfilter ou (http://www.kfki.hu/~kadlec/sw/netfilter/h323-1.html):

Outras coisa:
http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;q158623
http://www.equival.com/overview.html#phonepatch

PS: Depois de muito trabalho com tudo isso acima, não obtive nenhum resultado satisfatório. Bem caso queira, uma busca no google também ajuda.

PS: Já li em várias lista(inclusive na debian-firewall) pessoas dizendo que também nao obteram resultados positivos. :(

Abraços,

----
Elcio Mello - SwaP
Use it, abuse it, It's Free