Re: Armazenamento de Logs

Tiago de Lima Bueno <tlbueno@uol.com.br> writes:

> Boa tarde pessoal!

Boa tarde.

> 	Tenho o seguinte problema:
>
> 	Os logs que ficam /var/log de tempos em tempos ele ficam armazenados em arquivos *.0 ou *.1.gz gostaria que o sistema fizesse a divisão diaria de logs e armazenace-os em outro diretorio, tipo /usr/local/logs/nomedolog-data.
> 	Olhei o logrotate e descobri que eh faz a divisão de log, porem estou tendo dificuldades para configurar ele para fazer o que eu quero.
>
> 	Alguém já fez isso? Existe alguma outra maneira de faze-lo?

Não fiz isto e não sei se há outra maneira de fazê-lo. Mas vou tentar lhe ajudar (a partir de man logrotate). Antes, porém, quero lembrá-lo de que os logs não são postos sob o diretório /var por acaso: logs são arquivos em que há muitas e freqüentes mudanças, são arquivos muito VARiáveis (mais informações? Filesystem Hierarchy Standard, FHS). Atente para isto.

Todas as diretivas apresentadas a seguir devem ser colocadas em /etc/logrotate.conf e só afetam o sistema após /etc/cron.daily/logrotate ser executado (o que o cron se encarrega de fazer diariamente). Para testes, podes executar este script manualmente.

Para fazer a rotação diária dos logs, use a diretiva

daily

Para rotacionar os logs em outro diretório, use a diretiva

olddir nome_do_diretório

Para enviar os logs rotacionados por e-mail, use a diretiva

mail endereço_a_enviar

e a diretiva

mailfirst

ou a diretiva

maillast

(creio que queres a diretiva mailfirst, confira na página de manual)

Nada disto testei, apenas me baseei na página de manual. Se funcionar, reporte-nos.

> Obs: Uso o debian woody e gostaria se possivel que fosse enviado os logs via e-mail para mim.
>

> Agradeço qualquer ajuda.
> Tiago.

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!