Re: Samba com servico WINS

On Thu, Jul 04, 2002 at 08:54:14PM -0300, Giuliano Cardozo Medalha wrote:

> Pessoal
>
> Tenho uma maquina Debian com os daemons smbd e nmbd rodando, e que estao
> servindo a uma pequena rede Windows como PDC e WINS server.
>
> Gostaria de saber como criar regras com o ipchains para nao permitir o
> acesso indesejado (por range de IPS) a esses servicos !!!
>
> Eu poderia somente liberar o acesso aos servicos para determinado range de
> IPs, porem quais seriam as regras e que portas utlizar ?

Se você quer que somente sua rede possar ter acesso ao servidor Samba (a
rede inteira e mais ninguém) talvez o parâmetro hosts allow do smb.conf
possa te ajudar.

Se for partir para regras de firewall, tente bloquear o acesso a porta
netbios do servidor Samba (porta 139, acho). Mas seria interessante
rodar um sniffer na rede para verificar se somente esta porta é usada
mesmo.

O ethereal é bem fácil de usar e te dá uma boa amostra do que anda
trafegando em sua rede.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||