AC'97 Sound Card

Tenho uma placa de som onboard ac'97 e estou esquematizando sua instalação.
Fiz minha 'lição de casa', e acredito já possuir informações valiosas:

Adicionar o módulo com "modprobe ac97", "modprobe ac97_codec" e/ou "modprobe
i810_audio"
Instalar o ALSA, com 'apt-get alsa' e testar. Mesmo ainda não tendo
realizado este processo, já me vieram dúvidas:
não sera necessário criar o dispositivo de som, em /dev ? Sera que um
'insmod <modulo>' vai fazer isso?
Outra dúvida: qual a função do ALSA? Tocar som?

Se alguém já instalou uma placa destas, ajuda é apreciada.

Obrigado,
Leonardo Custodio: coldwater@uol.com.br
Kromagg: kromagg@uol.com.br