Problemas com esd

Pessoal,

tenho uma placa de som via82686 e ela está instalada através de um módulo de kernel.
Sempre que eu configuro para o esd iniciar junto com o Gnome ela não funciona corretamente, acontecem coisas do tipo:

 - qdo acesso o Freeamp por exemplo não consigo tocar nenhuma música .mp3, só depois de executar o esdplay
 - ela faz uma chiadeira sem tamanho quando inicia o Gnome
 - etc, etc ...

Quando configuro para o Gnome não inicializar o servidor de som, funciona tudo blz, mas não consigo executar 2 softwares ou arquivos que reproduzem som por exemplo, pq não tenho um servidor de som sendo executado no momento.
Gostaria que alguém me desse uma luz, oq eu faço, instalo um outro servidor de som??
Minha placa está mal configurada, como eu configuro uma placa de som a não ser pelo kernel??

Bem, acho que é isto, no momento não lembro de mais nenhum detalhe relevante que possa ajudar a solucionar este problema ...

Ah !!! Eu estou usando o unstable ...

[]'s
Marcelo.