Video i810 não vai de jeito nenhum

Olá pessoal,

cheguei a procurar até no rautu e não achei nada que pudesse me ajudar.

Estou tentando instalar o Debian Potato 2.2 r5 numa máquina com placa mãe Asus P3-W chipset intel i810 (o famoso), quando rodo xviddetect ele não encontra a placa de vídeo (mostra até a placa de rede RTL8139 mas video não), no rautu achei várias menções sobre instalar o xserver-svga mas observo que ele já está lá, agora consegui fazer a rede funcionar, assim estou fazendo uma atualização geral do sistema mas mesmo assim ele diz que o xserver-svga já é a versão mais atualizada e no cardlist do XF86Setup não aparece a bendita INTEL i810 (aparece até a INTEL i740 Generic mas não funciona).
Até consigo fazer funcionar o VGA padrão (640x480 não mais) mas assim não tem graça eu sei que dá pra fazer muito mais, vi no modconf na seção misc que há alguns módulos p i810 mas nenhum funciona, como dá pra perceber estou todo perdido e não sei o que fazer, estou com o CD do Conectiva e estou me recusando totalmente a instalá-lo (nada contra mas estou virando fã do Debian), qualquer ajuda é muito bem vinda !

desde já
valeu

flavio alberto