como se divertir no linux.?????

Sao tres duvidas:

1 - como configurar um emulador de playstation no linux?? Para jogar eu preciso
ser root?? Qual o hardware necessário??
Eu tenho um k6II 500, 128 de RAM e uma placa de video riva 128 com 4 Mb de
memória. É suficiente??

2 - Acesso a internet de casa atraves do provedor da empresa, resultado um
monte de portas sao bloqueadas icq, compartilhadores de arquivos, etc..
como faco para driblar esses bloqueios?? Nao tenho acesso ao servidor proxy!!

2 - Alguem sabe onde encontro uma distribuicao linux para Dreamcast??? E onde
eu compro um teclado para ele??

Obrigado