Re: modo grafico

"jjj3" <jjj3@megaminas.com> writes:

Olá 3j3 :)

> Turma,
>
> estou tentando instalar o Debian potato r6 e estou com uma duvida: por que
> que mesmo eu selecionando que quero instalar todos os aplicativos e outras
> coisas necessarias para instalar o modo grafico pela instalacao simples, o
> modo grafico nao funciona??
>
> na instalacao, tenho duas opcoes: instalacao dos pacotes simples e
> avancada. pela simples, cheguei a marcar todos os campos e mesmo assim o
> modo grafico nao "sobe" qdo inicializo a maquina. tenho que fazer algo?
> realmente nao consigo instalar o modo grafico deste modo??

Queres mesmo usar a potato? Podes instalar o sistema básico, sem nenhum pacote "extra". Configurar o acesso à rede (modem ou ethernet). Atualizar o sistema básico, passando para Woody (3.0), que, na prática já está estável. Após isto, podes, passo-a-passo, instalando os pacotes que te interessama partir da rede. O "modo gráfico" (tecnicamente, o X Window System, ou Sistema de Janela X; abreviadamente, o X), por exemplo, entre outras coisas.

Configurar o X envolve, como passo crítico, configurar corretamente sua placa de vídeo. Para podermos te ajudar com isto, facilita saber qual é o chipset de tua placa. Que mensagens de erro aparecem quando tentas iniciar o X? Inicialize a máquina, logue como usuário comum ou root, no prompt, tente:

startx

e veja o que acontece. Envie-nos a saída deste comando.

Sugiro que tenhas paciência, aprendas a fazer as coisas básicas, tais como conectar à rede, instalar os pacotes, no console (modo "não-gráfico"). Este aprendizado será útil, arrisco dizer, para sempre, mesmo que, cotidianamente uses o X (sistema gráfico).

Aguardamos.

> obrigado

djí nada!

> jjj3

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!