Pq não to conseguindo mudar as msgs e manpages para pt_BR?

Pessoal, já fiz tudo direitinho como manda a documentação e mesmo assim minhas mensagens (de erro ou saída de comando por exemplo) aparecem sempre em inglês !!!
Vejam como está o meu /etc/environment:

LANG=pt_BR
LANGUAGE=pt_BR
LC_ALL=pt_BR
LC_CTYPE=pt_BR
LC_MESSAGES=pt_BR

e eu ainda dei um dpkg-reconfigure no locales e escolhi a opção pt_BR, sendo assim meu arquivo locale.gen está assim:

pt_BR ISO-8859-1

mesmo assim o sistema continua em inglês, principalmente no console, as aplicações no X mudaram para português, mas as saídas dos comandos e as manpages (eu estou com os pacotes manpages-pt e manpages-pt-dev instalados !!!) não tem jeito de ficarem em português!!
Eu dependo muito disto para fazer com que o pessoal aqui do meu trab. comece a se interessar pelo GNU/Linux ...

[]'s
Marcelo.