[Fora do Topico e Longo] Palestra sobre "Urna Eletronica":

AVISO: Quem nao gostar de mensagens longas e fora do topico, DELTE esta mensagem AGORA!

Colegas;

Apesar de ser fora do topico central da lista, estou mandando o retorno sobre a palestra sobre a "Urna Eletronica", que fiz na Associacao de Moradores do bairro onde moro neste sabado.

O debate foi organizado pela Associacao e envolveu dois eixos: A preparacao para o voto em si e a seguranca do processo, que foi a parte que fiz.

Nesta palestra falei sobre o sistema adotado no Brasil, conjecturando com outros sistemas eleitorais no mundo, citando o fato de 85 paises terem visitado nosso pais nas eleicoes de 2000 para conhecer o sistema e apenas o Paraguay te-lo adotado.

Para ilustrar a importancia de se ter o dominio do codigo, com acesso aos fontes e ao compilador, solicitei aqui na lista, como nao sou programador, que alguem fizesse um programa para votacao que permitisse uma fraude. Dois colegas mandaram scripts, o Elcio e o Pablo.

Usei o script do Elcio, que esta aqui:
 http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2002/debian-user-portuguese-200206/msg00196.html

Nao sei se todos sabem, mas a Urna usada no Brasil, alem de outros problemas, nao permite nenhum tipo de recontagem, ao contrario de outros sistemas eletronicos, como o estadunidense, que imprimem um ticket com o voto do cidadao que e depositado em uma urna convencional. Caso haja alguma duvida, recorre-se a elas e processa-se a contagem manual dos votos. Alem disso, o programa de votacao e proprietario e somente a ABIN (Agencia Brasileira de Inteligencia - orgao do Exercito) tem acesso ao codigo-fonte.

Com esta palestra consegui alertar aos presentes sobre os riscos que a democracia brasileira esta correndo com a adocao deste sistema obscurantista, e que o Software Livre pode ser a solucao para que tenhamos um sistema eleitoral trasparente, alem de eficiente.

Quem quiser saber mais sobre o assunto, existe um site que organiza esta discussao dotado de uma lista e textos informativos: www.votoseguro.org
Muta gente boa, inclusive consultores da ONU, participa deste forum.

A proprosito, amanha ministrarei um minicurso sobre "Software Livre e Educação", como parte de um seminario de reciclagem dos Professores da Prefeitura (onde me orgulho de ser Professor de Portugues). Sera uma parte teorica na qual apresentarei as origens do SWL e a importancia das quatro liberdades, e uma outra parte pratica: os professores irao para um laboratorio mexer a vontade nas maquinas com Linux e as ferramentas educacionais do Linux4kids. Na primeira parte usarei o script do Pablo para mostrar a importancia de se ter dominio do codigo-fonte.

As duas apresentacoes estarao disponiveis no meu repositorio na Prefeitura, assim que ele estiver no ar!

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)