Re: Cluster

Em Sexta 07 Junho 2002 19:11, Tiago de Lima Bueno escreveu:
> Oi pessoal tudo bom!?
>
>    Aqui na empresa decidi fazer um cluster com 2 pc, pois temos um
sistema que nao pode parar e gostaria de fazer isso usando o linux,
porem nao sei bem por onde comecar, o que ler...gostaria da sugestao de
alguem que ja tenha trabalhado com isso.
>    O que pretendo fazer aki eh que caso um servidor caia o outro
consiga segurar as pontas, tanto para dhcp, dns, wins e file server
(samba) um computador tem que ser o espelho do outro.

Jah montei um desses a mais ou menos um ano e meio atras pra um cliente.

Basicamente voce vai precisar de 2 programas. Drbd e heartbeat. Voce
pode encontra-los fazendo uma busca com o apt-cache, ou se preferir no
freshmeat.net.

A funcao desses programas eh a seguinte: o heartbeat fica monitorando os
nos, e em caso de falha ele faz o ip takeover, e levanta os servicos
necessarios. Jah o drbd faz a replicacao dos dados de uma maquina para
outra, usando dipositivos de bloco de rede.

Aconselho tbm a visitar www.linux-ha.org para obter mais informacoes
sobre alta disponibilidade.

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     | "Não, meu quarto não é bagunçado.
|          A Tarde On Line          | Apenas utilizo tecnologia de
|www.atarde.com.br  ICQ UIN:13597090| objetos distribuídos"
+--[Registered Linux User #101978]--+