Configurando o Modem

Meus amigos , vcs estao com sorte , pois eu nem parei ainda para configuras meu teclado, mas fui logo configurar meu modem porque era mais difcil e o melhor e que eu consegui.
vejam como fazer
antes de mais nada vcs precisam de uma versao mais nova do kernel a partir do 2.4.x para baixar e compilar veja o site ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.4/
eu baixei e instalei o arquivo linux-2.4.18.tar.gz.

quando vcs estiverem configurando o kernel com o comando
baixe a versao mais nova do kernel e descompacte o arquivo
na pasta /usr/src com o comando
tar -xvzf linux-2.4.18.tar.gz
ele vai criar uma pasta chamada linux e colocar tudo dentro
OBS: se ja houver uma pasta com o nome linux mova essa pasta para outro nome tal como linux.old

depois entre na pasta linux e configure o kernel
make menuconfig (na verdade existem outros meios de configurar mas eu usei esse) certifique-se de que a placa de som esta configurada na secao sound ->trident

compile o kernel com
make dep
make bzImage
make modules && make modules_install (para os modulos, se vc colocou algum drive como modulo, nao coloque os drives de disco rigido como modulo, senao na hora do boot o linux nao vai conseguir carregar)
copie o arquivo de imagem para a particao root
cp /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage /vmlinuz2.4.18

se vc usa o lilo para gerenciar o boot configure-o
va no arquivo /etc/lilo.conf e adicione

 image  = /vmlinuz2.4.18
 label  = linux
 root   = /dev/hda3  (sua particao )

digite o comando abaixo para reajustar o lilo.
lilo

pronto seu kernel esta pronto. para mais detalhes de como configurar o kernel veja o site da ibm

http://www-105.ibm.com/developerworks/education.nsf/linux-onlinecourse-bytitle/367A29B775FF7B2786256BB2005C7739?OpenDocument
se cadastre e baixe um tutorial sobre como configurar e compilar o kernel em pdf.

visite o site abaixo para instalar o seu modem
lembre-se
./configure --with-hal=sis (veja no site)
http://www.peacefulaction.org/sayamindu/pctel.html#INTRO

pronto eu segui esses passos e escrevi esse email usando o netscape 7.0 instalado no so linux da Suse com o kernel 2.4.18, uso um AMD Duron 700,
placas de som, modem, video e rede on-board.
so tem um problema, eu compilei minha placa de som com modulo, e minha placa de modem tambem como modulo, o que acontece e que eu nao consigo utilizar ao mesmo tempo os dois o som e o modem, aparentemente nao ha conflito de IRQ ou endereco exceto com a placa de rede que usa o mesmo endereco que a placa de modem IRQ 5 mas eu uso tranquilamente a rede e o modem juntos mas, quando eu tento carregar os modulos do som depois de conectado a internet o modem para de funcionar, nao responde mais e no log do linux nao aprarece nenhuma mensagem de erro, depois de muito mexer e fucar e que aparece uma mensagem dizendo que o irq esta sendo usando por dois dispositivos (modem e placa de rede), eu desabilitei a placa de rede para ver, entao nao deu mais essa mensagem mas o erro continuou , quando estou conectado a internet e tento carregar o modulo trident.o do som o modem para e o som funciona. Ou seja ou um ou outro. mas eu percebi que quando carrego o som ele carrega tambem um modulo chamado ac97_codec que da suporte ao som e tambem a um modem, conforme tem escrito no log do linux e tambem no setup do PC, estou pesquisando, para ver se consigo fazer com que eles trabalhem juntos, som e modem.
detalhes
talvez vc precise instalar a versao mais nova do ppp que vc pode encontrar no site www.samba.org/ppp eu instalei a versao 2.4.1 mas antes removi a verao antiga que etava instalada. talvez tambem vc precise da versao mais nova do modutils que vc pode encontrar no site

ftp://ftp.kernel.org/pub/linux/utils/kernel/modutils/v2.4/
eu usei baixei e instalei o arquivo modutils-2.4.1.tar.gz

Intel +
Edmilson
edsjbr@yahoo.com.br
ICQ 102829772