Re: ip alias e rotas

> Estou usando o kernel 2.4.18. Tenho duas subredes: uma interna
> (10.0.0./24) e outra com IPs válidos e duas placas de redes no meu
> gateway/firewall (ipchains/2.2.20).
>
> Eu gostaria que os comandos rusers, rup, etc. da rede interna, incluissem
> algumas máquinas da rede externa. É fácil, usando o foca-linux ;)
> configurar um placa de rede com IPs para as duas redes. Existe algum
> truque rápido ou preciso usar o redir no firewall para que a máquina da
> rede externa sempre responda as requisições da rede interna??

	Não faça NAT para destino=rede_válida, somente as máquinas que vc
deseja, e adicione a rota para rede 10/24 nas máquina que deseje
comunicação.  Seria mais fácil se vc fizesse este roteamento direto no
gateway externo da rede, mas isto implicaria na adição de mais uma placa
de rede no seu servidor.  Outra solução é utilizar o routed ou gated (mais
apropriado) nas máquinas *nix.

[]'s