Re: copia

Em Sex 24 Mai 2002 15:51, you wrote:

> Desculpe-me a ignorancia, Fernando, mas eu nao
> necessitarei do uso do ghost?

O dd copia **o filesystem** byte a byte para um outro disco, perceba que ele
faz uma copia diferente de um cp, este último copia o conteudo do filesystem
em blocos para o outro destino.

Problemas: o outro disco deve ser maior ou igual ao HD master e possivelmente
ao fazer o snapshot o filesystem não possa ser alterado. Procedimento
melhorado (para Debian):

O dd irá inclusive copiar o Master Boot Record, ie, o boot, pois, copia deste
o setor 0 e trilha 0. Isto é, vc. sequer vai precisar de um diskette de
recuperação.

# inicie modo de manuntenção, ou single user
init 1
# desligue o swap
swapoff -a
# remonte suas partições read-only, quantas existirem de forma semelhante a
# abaixo
mount -o remount,ro /
# faça o snapshot do hd primário para o secundário da 1a. controladora
# vc. estará copiando o boot , as partições, o filesystem e o conteúdo do
# filesystem. Suponho que não hajam partições montadas no hdb
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
# reinicio a vida normalmente
init 2

Não acredite em mim, faça o teste e responda a lista para ver se funciona.

ps0: mandei uma copia para a lista por causa de um upgrade de conteudo.
Espero que não se importe.

ps1: Hei este e-mail é bom ir para um faq.