Re: [Off-Topic] E os politicos no Brasil? (era: Em defesa do software livre)

Olah,

> Nao existe bens da humanidade. O que existe sao os
> bens que as classes politicas (O Grupo Debian-br, por
> exemplo) organizadas, portanto partidarias,
> disponibilizam para o povo.
> Nao existe politica sem partidarismo. Veja mais
> adiante...

   Tenho de discordar. Existem bens da humanidade, ou alguem duvida disso? Piramides do Egito? Budas do Afeganistao? Parque Nacional do Taim? Software Livre?
   Organizar uma classe politica naum eh criar um partido. Quando me refiro a partido quero dizer um grupo de pessoas movidas pelos proprios interesses, escondidas atras de uma ideologia, que disputam eleicoes no Brasil. Naum posso concordar que o Debian-BR seja um partido.
   Existe politica sem partidarismo.

> Primeiro: Sem dinheiro ninguem faz nada. Segundo, a
> luta pelo software livre eh uma politica. Logo, tomar
> partido deste ou daquele software eh praticar politica
> partidaria, sim.

   Ei! "Sem dinheiro ninguem faz nada"? Estamos esquecendo dos Medicos Sem Fronteiras, dos milhoes de pessoas que trabalham por caridade, dos missionarios, dos ativistas politicos, dos ecologistas, .......
   A luta pelo software livre eh politica, mas alinha-lo com esse ou aquele partido politico eh loucura. Temos a nossa propria ideologia, e a menos que criemos o "Partido do Software Livre", nenhum outro partido terah a mesma ideologia.
   Tomar partido desse ou daquele software naum eh politica partidaria no sensu strictu que descrevi acima (e que reafirmei abaixo, no proximo paragrafo que vc citou do meu email anterior):

> O Brasil está como está (sem identidade nacional, sem
> amor a patria ao contrario de argentinos,
> venezuelanos, peruanos, chilenos, etc) devido a
> populacao esclarecida pregar o apartidarismo.

   Em primeiro lugar, como disse George Bernard Shaw, o "patriotismo eh a sua conviccao de que esse pais eh superior a todos os outros somente porque voce nasceu aqui".
   Em segundo lugar, o Brasil tem uma identidade nacional. Demorei alguns anos para descobrir isso, e precisei vir para os EUA e morar 2 meses com os gringos para perceber isso. Naum eh uma experiencia que possa ser traduzida em palavras e talvez todos os que acham que o Brasil naum tem uma identidade deveriam fazer o mesmo e ver com os proprios olhos que temos sim uma identidade e que ela eh muito interessante.
   Em terceiro lugar, o Brasil estah como estah porque naum existem mais pessoas esclarecidas. Infelizmente o numero de pessoas que eh capaz de comecar ou continuar uma discussao como essa eh a minoria no Brasil. O numero de pessoas que adquirem um grau academico no Brasil eh 1,1%, e todos os que frequentam uma universidade sabem que menos da metade dos seus colegas seria capaz de ter uma discussao como essa.

> Ao
> contrario, deviamos, caso queiramos um pais melhor,
> incentivar o povao a filiar-se a partidos politicos
> (independente de filiar ao PFL ou ao PSTU) e a
> discutir politica.

   Naum acredito que tenhamos de ser filiados a algum partido para discutir politica.

> Temos controle sim!!! Basta filiarmos a um partido,
> conhecer o seu estatuto, estarmos de acordo com suas
> diretrizes e nos organizarmos no sentido de obrigar os
> governos, sejam de direita ou de esquerda, a cumprir
> os nossos anseios.

   Ainda assim, se o partido ao qual vc se filiou perder as proximas eleicoes (fato sobre o qual vc, individualmente, naum tem controle) todo seu trabalho vai por agua abaixo por mais 4 anos.
   O software livre naum pode suportar esses altos e baixos.

> Lembre-se: O Povao nao tem opiniao formada, esta eh
> construida ao longo do dia e implementada entre 20:30
> e 21:45 de todos os dias por meio da rede bobo de tv.

   Como disse Michael Douglas no filme "The American President" (Meu Querido Presidente) de 1995: "No deserto, o povo naum vai comer areia porque naum tem agua, mas vai comer areia porque naum sabe a diferenca".
   Agora, o software livre pode virar "areia", se quiser, mas acho melhor continuar sendo "agua" e dizer ao povo qual eh a diferenca.

> Isto prova que o PT esta fazendo isto devido ao seu
> programa partidario. Garanto que se tivessemos um
> outro partido la, jame teriam pensado em soft livre.
> Haja vista o que aconteceu com os micro que seriam
> adquiridos pelo MEC: todos com windows.

   Otimo! Isso naum significa que o PT inventou o software livre, ou controla seu destino. Depende de nos nos colocarmos acima dos interesses partidarios e sobrevivermos mesmo que o PT caia (o que eu espero que naum aconteca...)

> A esquerda mostra e nos temos acesso. Pergunto: O
> Jornal Nacional mostrara? Logo o povao nao tera
> acesso.

   Sim, a esquerda mostra. Novamente, isso naum significa que tenhamos de colocar todo o destino do software livre nas maos da esquerda. Se eles quiserem ajudar, otimo... senao, paciencia.

> A populacao nao decide, o IBOPE eh quem decide!

   Veja meu quote do Michael Douglas acima.

> Palavras que me fazem ir de encontro ao partidarismo e
> a luta de classes. So com a filiacao e politizacao de
> todos, vamos melhorar o Brasil.

   Soh com a politizacao de todos vamos melhorar o Brasil.

> Em um mundo capitalista, nao tem outra maneira de
> seguir adiante, senao pela organizacao de grupos
> (partidos). O grupo Debian-br, aceitem ou nao, eh uma
> organizacao partidaria com restricoes a uma empresa,
> so pra citar um exemplo, e com politicas extremamente
> bem definidas. Por exemplo, esta discussao esta
> infringindo as normas da lista.
>
> Espero que me entendam.

   Eu entendo. Naum concordo completamente, mas admito que vc tem um ponto forte: no Brasil, politica se faz com partidos. Acredito que possamos colocar o software livre acima de qualquer partido e ainda assim mantermo-nos fieis ao ideal da liberdade de conhecimento. Talvez eu esteja errado, jah que qualquer um pode estar, mas quero acreditar no contrario.

   []s

   Pablo

P.S.: sugiro que continuemos essa discussao em PVT.